Secretaria Municipal de Saúde

16/10/2012 - Saúde
Secretário Municipal da Saúde recebe comunidades do Sul da Ilha
Grupo veio trazer reivindicações na área da Saúde

foto/divulgação: SMS

Comunidades sairam satisfeitas da reunião

O secretário da Saúde da capital, Clécio Espezim, recebeu nesta segunda-feira (15) representantes das comunidades do Alto Ribeirão e Pântano do Sul, que vieram acompanhadas do vereador Celso Sandrini. Ele destacou que reuniões deste tipo tem sido uma prática comum desde que a Secretaria da Saúde de Florianópolis passou a adotar, a partir de 2006, a metodologia de ouvir a população através de seus representantes. "É este contato direto que nos permite ter um quadro real daquilo que os usuários desejam de fato”, comentou o titular da pasta.

 

Ele aproveitou a reunião para relatar que nos últimos dois anos o número de médicos contratados superou o dos que pediram exoneração. Ele lembrou que o salário pago em Florianópolis supera ou equivale ao de outros municípios da região. “Em oitos anos 220 novos médicos passaram a integrar a nossa Rede de Saúde, se há faltas isto acontece de forma pontual e logo se tem uma solução para o problema”, destacou o secretário.

 

Falando sobre a questão de profissionais ele criticou a legislação federal em vigor que dá prazo de até 45 dias para que um candidato aprovado num concurso público confirme se deseja ou não assumir o cargo. “Se uma pessoa esperar até o final do prazo para dizer que não deseja ingressar nós somos obrigados a dar o mesmo tempo a próximo classificado, com isso quem perde é a sociedade”, lamentou ele.

 

Ainda segundo o secretário entre 2005 e 2011 foram realizados cinco Concursos Públicos para contratação de médicos e outros profissionais. No mesmo período aconteceram 16 Processos Seletivos (por tempo determinado) apenas para a contratação de médicos. “É claro que nós sabemos que ainda falta muito a ser feito, mas não se pode negar o que já foi feito”, afirmou ele.