Secretaria Municipal de Saúde

16/10/2012 - Saúde
Entrega de medicamentos deve ser feita por profissional capacitado
Em alguns casos o Agente Comunitário de Saúde pode levar a medicação até a casa do paciente

foto/divulgação: SMS

Capital tem uma das maiores listas de medicamentos do país

O uso indiscriminado e sem orientação de medicamentos pela população é uma questão que vem preocupando há muito os profissionais de Saúde. Para a gerente de Assistência Farmacêutica da Secretaria da Saúde de Florianópolis, Janaina Baggio, mesmo com receita médica é sempre importante que a entrega do remédio ao paciente seja feita por um profissional capacitado para tal. “Estamos falando de algo que irá interferir diretamente na saúde de uma pessoa e não de uma mercadoria qualquer”, destacou ela.


Janaina lembra que até 2006 havia apenas uma farmácia em todo município para a entrega de medicamentos controlados. Hoje, destaca ela, existem sete estabelecimentos deste tipo espalhados pela cidade. “Nós colocamos o medicamento mais próximo do usuário e dentro das normas indicadas pelo Ministério da Saúde”, comenta a farmacêutica.

 

Atualmente todos os Centros de Saúde da capital contam com uma farmácia para a entrega de medicamentos não controlados. Ainda assim, nos casos em que por estar acamado o paciente não possa ir até o Centro de Saúde ou não tenha alguém que possa fazê-lo, o Agente Comunitário de Saúde levará a medicação até a casa do paciente.

 

Florianópolis é hoje uma das cidades brasileiras com a maior lista de medicamentos a disposição dos usuários do SUS. São 185 itens apenas na Rede Básica, que somados aos utilizados nas Urgências e Emergências e aos chamados estratégicos e especializados ultrapassam a 500 itens.