Secretaria Municipal de Saúde

17/10/2012 - Saúde
Parabéns aos médicos pelo seu dia
Número de profissionais desta área na SMS cresceu 150 por cento em oito anos

foto/divulgação: SMS

18 de outubro é o Dia do Médico

A Secretaria Municipal da Saúde de Florianópolis conta hoje com 368 médicos em seu quadro. A cada um desses profissionais, que dedicam suas vidas à saúde da população, os nossos parabéns pelo seu dia, 18 de outubro. São eles os responsáveis diretos pelos excelentes indicadores que colocam a capital catarinense como destaque nacional dentro do SUS.


Um SUS que tem como porta de entrada as Unidades Básicas de Saúde, mas que não se resume a elas. Nestes últimos seis anos foi construída em Florianópolis uma verdadeira Rede, em que cada nó tem importância semelhante para o todo. Do médico do Centro de Saúde, ao médico da UPA, passando pelos que atuam nas policlínicas ou na regulação, todos são células vitais de um mesmo organismo.


Nestes mesmos seis anos a Secretaria da Saúde da capital ampliou de 148 para os atuais 368 o número de médicos, sempre através de concurso público ou processo seletivo. Passamos de 48 para cerca de 110 Equipes de Saúde da Família. Para garantir a cada um destes profissionais as melhores condições de trabalho, foi investido na construção de novos Centros de Saúde ou na reforma e ampliação destas unidades. Além disso, foram implantadas quatro Policlínicas de especialidades e duas UPAs 24 horas, tudo isso em parceria com o Governo Federal através do Ministério da Saúde. “Sabemos que muito ainda falta por fazer, mas não dá para negar todos os avanços obtidos nesta área neste período”, afirma o titular da pasta no município, Clécio Espezim.


Ele destaca que a atual gestão sempre procurou dentro do possível atender as reivindicações da classe médica. O secretário lembra que o valor destinado a Saúde no orçamento municipal passou de 15 por cento em 2004 para os atuais 21 por cento, cinco pontos percentuais acima do mínimo constitucional. “Com isso foi possível investir tanto em obras quanto na valorização dos nossos profissionais”, avalia.