Secretaria Municipal de Saúde

12/11/2012 - Saúde
Dia Mundial do Diabetes 14 de novembro
Qualidade de vida através de cuidados e conhecimento.

foto/divulgação: Dia Mundial do Diabetes

Dia Mundial do Diabetes

Só quem convive com o Diabetes sabe como o seu cuidado consome tempo, por isso o Dia Mundial do Diabetes deveria ser todo dia.
Dados fornecidos pela Federação Internacional do Diabetes (IDF, sigla em inglês), em todo o mundo, cerca de 300 milhões têm a doença e um alto percentual vive em países
em desenvolvimento.
De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, cerca de 5,8% da população a partir dos 18 anos tem Diabetes do tipo 2, o que equivale a 7,6% milhões de pessoas.
O Diabetes do tipo 1 e 2 juntos atingem 10 milhões de pessoas.
As causas são várias e sempre associadas ao binômio sedentarismo – obesidade no tipo 2. O Diabetes do tipo 1 ainda se desconhece a causa e o número vem crescendo de forma alarmante, um gravíssimo problema de saúde pública.
É importante discutir o Diabetes, pois seu maior inimigo é o desconhecimento.
Os sintomas do Diabetes do tipo 1 pode incluir sede excessiva, fome exagerada, perda de peso, falta de concentração, cansaço, muita vontade de urinar, entre outros. Os mesmos sintomas podem ocorrer no tipo 2.
Exige cuidados para o resto da vida, como a medição da glicemia, uso de medicamentos, exercícios regulares, ajuste de hábitos alimentares. O mau controle resulta em prejuízos para a saúde e riscos de desenvolver complicações, por isso é muito importante que sejam acompanhadas por profissionais de saúde e tenham o tratamento
ajustado conforme as suas necessidades.
Em Florianópolis, as Pontes Pedro Ivo e Colombo Machado Salles, o Lago das Bandeiras e a figueira da Praça XV serão iluminados em azul nas noites de 13, 14 e 15 de novembro em virtude da data. O azul representa o céu e é a mesma cor da bandeira das Nações Unidas, que representa também a união entre os países.


arquivos para download