Secretaria Municipal de Saúde

13/11/2012 - Saúde
IV Fórum de conselhos locais de saúde de Florianópolis
-

foto/divulgação: cae

001

No último sábado, dia 10 de novembro, das 9:00 h às 17:00 h, foi realizado, no Centro Sócio-Econômico da Universidade Federal de Santa Catarina, o IV Fórum dos conselhos locais de saúde de Florianópolis, com o tema: Por que e para que participar? E como mobilizar a comunidade para essa participação?

            O evento contou com a presença de 66 líderes e representantes comunitários e foi promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Departamento de Serviço Social da UFSC e com o Conselho Municipal de Saúde. A abertura foi feita pelo Diretor de Planejamento da secretaria, Mário Bastos Júnior, patrocinador do projeto de capacitação dos conselhos municipal e locais de saúde do município, pela Professora Tânia Krüger, representante do Departamento de Serviço Social da UFSC, e pelo Secretário Municipal de Saúde, Clécio Antônio Espezim.

            O primeiro painel do fórum foi ministrado pela Professora Iliane Kohler e por Ofélia Ortega, do NESSOP (Núcleo de Estudos em Serviço Social e Organização Popular), UFSC, e o segundo painel consistiu no relato de experiências de três conselhos locais de saúde: Barra da Lagoa, Campeche e Centro. À tarde, com base nos painéis apresentados e nas diretrizes extraídas da VIII Conferência Municipal de Saúde acerca do controle social, foram discutidas e elaboradas, em pequenos grupos, estratégias de como mobilizar a comunidade, com o intuito de contribuir com os conselhos locais de saúde nessa desafiadora tarefa que lhes cabe levar a cabo.

            Os participantes foram unânimes em afirmar que o fórum pode contribuir para a melhoria da qualidade de sua atuação como conselheiros, apontando, porém, a necessidade de um tempo maior para as discussões e apresentações.

Os 3 fóruns anteriores haviam sido realizados mediante parceria entre o Conselho Municipal de Saúde e o Departamento de Saúde Pública da UFSC, em 2005, 2007 e 2008, como instrumentos para a efetivação da participação e do controle social no SUS em Florianópolis.


galeria de imagens