Secretaria Municipal de Saúde

14/11/2012 - Saúde
Mortalidade por Diabetes cai em Florianópolis
-

foto/divulgação: Exame Diabetes

Exame Diabetes

Hoje vários canais da imprensa citaram o impacto da mortalidade por Diabetes, e seu grande crescimento na mortalidade no país entre 2000 e 2010. (http://noticias.terra.com.br/)

 

 

No Brasil, as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) se tornaram a principal causa da carga de doenças nas últimas décadas e, em 2010, responderam por 72% dos óbitos. Apesar da implementação de políticas públicas de fortalecimento, a promoção e prevenção realizadas nos últimos anos no Sistema único de Saúde (SUS), especialmente pela grande expansão do acesso à Atenção Primária e no controle do tabagismo, a epidemia de obesidade e o aumento na prevalência de doenças relacionadas à diabetes e ao coração tem acarretado um grande impacto nos serviços de saúde brasileiros.

 

A expansão da Atenção Primária em Florianópolis provocou impacto direto na ampliação de acesso, maior equidade no acesso às ações de saúde e maior vínculo e continuidade do cuidado pelas equipes de saúde da família o que reflete em maior resolubilidade e eficácia das ações em saúde evidenciadas pela queda nas taxas de internações e mortalidade.

 

A diabetes, por exemplo, uma doença que pode acarretar sérias complicações crônicas e mortalidade precoce, apresentou uma significativa redução de 43% na década entre 2000 e 2010, contrário ao que aconteceu no Brasil, onde houve um crescimento de 38% no número de mortes pela doença.

 

Estes dados demonstram o acesso aos serviços municipais de saúde, e a qualidade oferecida na rede municipal de Florianópolis. O acompanhamento e continuidade do cuidado oferecido pelas Equipes de Saúde da Família, tanto nos Centros de Saúde quanto em domicílio, proporcionaram uma significativa redução de complicações e na mortalidade por esta doença.


galeria de imagens