Secretaria Municipal de Saúde

29/05/2013 - Saúde
Centro de Controle de Zoonoses- CCZ divulga balanço do Plano Emergencial de Combate e Prevenção a Dengue
Após um mês de ações ,previstas no Plano, houve redução no número de focos registrados na capital

foto/divulgação: Divulgação - CCZ

Plano envolveu servidores das da secretarias de Saúde. Educação, Continente e COMCAP

No dia 24 de abril,foi assinada a homologação do Plano Emergencial de Prevenção e Combate à Dengue na Capital, pelo  Prefeito de Florianópolis César Souza Júnior e os Secretários Municipais dos órgãos envolvidos no plano, Carlos Daniel Moutinho, da Saúde,João Batista Nunes, do Continente, Rodolfo Pinto da Luz da Educação e o Presidente da COMCAP, Ronaldo Brito Freire.

 

O Plano Emergencial elaborado pelo Centro de Controle de Zoonoses(CCZ) intensifica as ações do combate ao mosquito transmissor da dengue, Aedes aegypti, por meio de parcerias institucionais. Cada orgão envolvido assumiu o compromisso de desenvolver ações prioritárias na prevenção da doença, principalmente na região continental de Florianópolis, onde há maior concentração de focos do vetor da dengue.

A rotina de atividades do CCZ não se alterou com a implantação do Plano Emergencial, mantendo-se as inspeções de Armadilhas, monitoramento de Pontos Estratégicos, como cemitérios, ferros-velho e borracharias e investigação ambiental em locais onde há pacientes suspeitos de dengue (Pesquisa Vetorial Especial), tratamento nas áreas de focos e desenvolvimento de atividades educativas.

 

Com o plano em ação o número de focos diminuiu em relação ao mesmo período do ano passado. Somente nos meses de abril e maio de 2012 foram registrados 87 focos, enquanto que neste ano há até o momento 34 focos.  Uma das explicações para essa redução está, justamente, na intensificação de atividades por parte dos setores envolvidos no Plano junto às comunidades com maior concentração de focos do mosquito Aedes aegypti. O resultado mostra que a mobilização da população é de fundamental importância no combate à dengue, analisa o Diretor do Centro de Controle de Zoonoses, Fábio Indá.

 

Dentre as atividades educativas contempladas pelo Plano, destacam-se o teatro de fantoche, seguido de palestra sobre a dengue, apresentado pela equipe do CCZ na EEB América Dutra Machado e na Semana do Livro Infantil de Florianópolis, ambas localizadas no bairro Monte Cristo. Da parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde e Educação através do Programa Saúde na Escola (PSE), do Ministério da Saúde, ocorreram palestras da equipe do CCZ para os articuladores do PSE dos Distritos Sanitários Leste, Continente e Centro. Ainda dentro das atividades do PSE, o CCZ teve o privilégio de acompanhar a experiência , na escola EEF Júlio da Costa neves, em que a professora Vera Lúcia Vira Rodrigues apresentou contação de história sobre a dengue para os alunos.

 

A Secretaria do Continente em parceria com a COMCAP promoveu a remoção do lixo nos terrenos baldios e em vias públicas e implementou ações educativas de combate ao acúmulo de lixo e combate à dengue.A Vigilância Sanitária atuou de forma conjunta com o CCZ atendendo a denúncias relacionadas à dengue.

 

“O município de Florianópolis, por meio de ações integradas e com a participação da população mostrou que é possível combater a dengue quando todos os atores se unem com o objetivo do bem comum”, afirmou Fábio Inda, Diretor do Centro de Controle de Zoonoses do Município.


galeria de imagens