Secretaria Municipal de Saúde

06/06/2013 - Saúde
Trabalho da Secretaria da Saúde na Mostra Brasil SUS 2013
Evento nacional acontece de 07 a 10 de julho em Brasília

foto/divulgação: SMS

Mostra

O Trabalho “Indissociabilidade entre Atenção e Gestão como Caminho para o Fortalecimento, Ampliação do Acesso e da Qualidade na Atenção Primária à Saúde (APS)” foi selecionado como Experiência Exitosa para apresentação na Mostra Brasil Aqui tem SUS 2013.

 

O trabalho, inscrito pela Gerência de Planos, Metas e Políticas de Saúde, relata a experiência realizada por toda a rede de atenção à saúde de Florianópolis.

A dinâmica de funcionamento dessa experiência baseia-se na execução dos 3 tópicos abaixo:

- Elaboração de metodologias para as Unidades realizarem planejamento, considerando a Atenção Primária através da Estratégia de Saúde da Família como ordenadora do cuidado;

 

 - Capacitação das equipes para realizarem a seu planejamento;

 

- Apoio Institucional às Unidades;

 

Todo o trabalho desenvolvido tem como objetivo alinhar o planejamento das Unidades de Saúde com a visão da Secretária Municipal da Saúde que foca no acesso e na qualidade do sistema de saúde ordenado pela Atenção Primária.

 

A MOSTRA: “BRASIL AQUI TEM SUS” consiste numa mostra de experiências municipais em saúde e acontecerá de 07 a 10 de julho de 2013 em Brasília-DF durante o XXIX Congresso Nacional do CONASEMS- Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde.

 

O principal objetivo desta mostra é propiciar o intercâmbio de trabalhos bem sucedidos no SUS, e assim estimular, fortalecer e divulgar as ações de municípios que procuram soluções inovadoras que visem a garantia do direito à saúde.