Secretaria Municipal de Saúde

14/06/2013 - Saúde
Técnicos apresentam o funcionamento da Estratégia Amamenta Brasil no município para Ministério da Saúde
Projeto estimula as ações de aleitamento materno nos Centros de Saúde em parceria com as Creches Municipais

foto/divulgação: ASSCOM -SAÚDE

Profissionais da Saúde e Educação explicam o funcionamento do projeto para Neide Cruz

Nesta semana a Secretaria Municipal da Saúde recebeu a visita da técnica do Ministério da Saúde, Neide Cruz, referência no país para as maternidades e hospitais que fazem parte da Iniciativa Hospital Amigo da Criança – IHAC. 

 

Neide é da Área Técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno, setor  responsável na promoção da atenção integral à saúde da criança desde a gestação da mulher até os nove anos de idade.Em sua passagem pela capital participou do curso de Manejo em Aleitamento Materno realizado pelo HU/UFSC com apoio das Secretarias Estadual e Municipal da Saúde, visitou a Maternidade Carmela Dutra e a maternidade do Hospital Regional Homero de Miranda Gomes de São José, que fazem parte  da IHAC.

 

Acompanhada dos profissionais envolvidos na Estratégia Amamenta Brasil do município, Neide  visitou os Centros de Saúde de Santo Antônio de Lisboa e do Itacorubi, certificados pelo Ministério da Saúde a integrar a Rede.

 

Na Unidade do Itacorubi conheceu como funciona o projeto “Creche Amiga da Amamentação” em  parceria  com a Creche Joaquina Maria Peres. O projeto proporciona que as mães possam amamentar seus filhos em tempo integral ou armazenar o leite na unidade de ensino.

 

Após conhecer o funcionamento do projeto, conversar com os profissionais da saúde e educação envolvidos, Neide falou da importância do trabalho realizado em parceria dos Centros de Saúde e Unidades Educacioanais, da atuação das equipes  e suas qualificações no cumprimento do papel do SUS,“ O Estado e Florianópolis trabalham bem articulados com parceria, ações integradas, buscando qualificações para a saúde da criança”, destaca Neide.

 

Florianópolis foi apontada como a segunda no país com maior prevalência em Aleitamento Materno Exclusivo,que amamentam somente no peito até os seis meses de vida,com índice 52,4%,o resultado é de uma pesquisa nacional sobre Aleitamento Materno, realizada em 2008.

 

Atualmente 14 Unidades de Saúde possuem o certificado do Ministério da Saúde por cumprir critérios como a realização de ações em prol do aleitamento materno e a capacitação dos profissionais que trabalham no atendimento e orientação das mães.


galeria de imagens