Secretaria Municipal de Saúde

15/08/2013 - Saúde
Adiado pela chuva, Mamaço será no sábado
Parque de Coqueiros será o cenário do grande ato pelo aleitamento materno

foto/divulgação: desconhecido

Amamentação

Transferido por causa das chuvas que castigaram a cidade no dia 4, o Mamaço - evento de incentivo ao aleitamento materno - será realizado no próximo sábado, 17, das 10h ao meio-dia, no Parque de Coqueiros. O encontro mostra os benefícios do aleitamento materno até os 2 anos de idade ou mais e defende o aumento da licença maternidade de quatro para seis meses, para todas as mães.

De acordo com especialistas, além de oferecer nutrientes aos bebês, a amamentação é fundamental para a saúde da mãe. O aleitamento materno também cria fortes vínculos afetivos entre mãe e filho e complementa a ação do sistema imunológico do recém-nascido, protegendo-o contra infecções respiratórias e intestinais.

No Brasil, a Pesquisa Nacional de Prevalência em Aleitamento Materno em 2008 apontou uma prevalência de 41% de crianças menores de 6 meses amamentadas exclusivamente com leite materno. Em Florianópolis, dados desta mesma pesquisa indicam índices de 63,8% em menores de quatro meses e de 52,4% em menores de seis meses.

O Mamaço é uma das atividades em comemoração a Semana Mundial da Amamentação (SMAM) 2013. O Laço Dourado, que já percorre todo o mundo, é o símbolo da campanha em todo o mês de agosto.

Essa e outras atividades foram realizadas por meio do Programa Capital Criança e COMAMAS, em parceria com a UNIMED, Clínica Santa Helena, Clínica Eduardo Fraga e Conselho Regional de Fonoaudiologia, o Hospital Universitário - UFSC em comemoração a SMAM – 2013.

 

Saiba Mais

O Município de Florianópolis vem desenvolvendo ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, um esforço no sentido de aumentar ainda mais as taxas de amamentação, como os Hospitais Amigos da Criança, Bancos de Leite, Central de Incentivo ao Aleitamento Materno, grupos de gestantes na iniciativa pública e privada e adesão à licença maternidade de 6 meses para as funcionárias municipais.

A Secretaria Municipal de Saúde conta, atualmente, com 37 Centros de Saúde participantes da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil pelo Ministério da Saúde, que propõe a construção de atividades voltadas à amamentação e alimentação saudável adequadas à realidade de cada local, com a co-responsabilidade de todos para a construção de um fluxo de acolhimento ao usuário e a concretização das metas pactuadas. Destas, 12 estão certificadas de unidades participantes da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil pelo Ministério da Saúde.

Além disso, realiza o projeto “Creche Amiga da Amamentação” em 18 unidades de Educação Infantil da SME de Florianópolis, numa parceria do Capital Criança com a SME, através do Programa Saúde na Escola.

Em agosto de 2012, foi implantado o Comitê de Aleitamento Materno do Município de Florianópolis. Fazem parte do grupo representantes da sociedade civil, como a Sociedade Catarinense de Pediatria, instituições de saúde públicas e privadas envolvidas com a saúde materna e infantil e a Universidade Federal de Santa Catarina. Este comitê visa a fomentar as ações de promoção e apoio ao aleitamento materno, estimular os trabalhos intersetoriais e buscar a interdisciplinaridade nas ações em prol ao aleitamento materno em Florianópolis.