Secretaria Municipal de Planejamento e Inteligência Urbana

home > serviços
Listagem de Serviços e Documentos
Para obter informações sobre serviços ou documentos, clique no botão Info. Para os serviços on-line, está disponível o botão de acesso.

ATUALIZAÇÃO/SOLICITAÇÃO DE GEORREFERENCIAMENTO

O serviço de atualização e/ou solicitação de georreferenciamento possui a finalidade de alterar ou implementar o polígono de representação de imóveis no sistema de Geoprocessamento Corporativo do município de Florianópolis.

Arte Pública

Referente a intervenções artísticas inseridas na paisagem urbana e natural de Florianópolis. A Política Municipal de Arte Pública é definida no Plano Diretor de Urbanismo - Lei Complementar nº 482/2014, artigos 174 a 182. Por meio do processo online de Arte Pública o requerente pode solicitar: 1)    Análise de projeto de obra de arte pública pela COMAP - Comissão Municipal de Arte Pública (Art. 178), independente da fonte de recursos viabilizadora da ação; 2)    Definição de ação de arte pública oriunda de empreendimento que conta com obrigatoriedade prevista no artigo 179, sejam eles:         I - empreendimentos de caráter privado configurados legalmente como Polo Gerador de Tráfego – 1 (PGT-1) e 2 (PGT-2);         II - edificações públicas com área superior a dois mil metros quadrados; e         III - praças públicas com área superior a cinco mil metros quadrados. 3)    Definição de ação de arte pública oriunda de empreendimento de caráter privado que pretende beneficiar-se com o acréscimo de dois por cento no coeficiente de aproveitamento, sem acréscimo na taxa de ocupação, respeitados os demais limites urbanísticos (Art. 180); 4)    Solicitação de providências quanto a obras já existentes e outras solicitações diversas relacionadas à arte pública.

CERTIDÃO DE ATUALIZAÇÃO DE ENDEREÇO

A Certidão de Atualização de Endereço é um documento que tem como objetivo certificar, de acordo com o Projeto de Renumeração Imobiliária, instituído pela Lei nº. 3.173 de 29 de dezembro de 1988 e Lei nº. 3.697 de 07 de janeiro de 1992, os dados cadastrais de endereçamento do imóvel registrado no Cadastro Imobiliário do Município.

CERTIDÃO DE PATRIMÔNIO E ZONEAMENTO

O serviço tem como finalidade informar se um imóvel pertence ou não ao Município e em qual zoneamento está inserido de acordo com o Plano Diretor de Florianópolis (LCM 482/2014), visando a instrução processual em ações de retificação de área e usucapião, dentre outras serventias. Considerando a constante atualização dos dados cadastrais a Prefeitura de Florianópolis poderá rever os certificados emitidos.

CERTIDÃO DE VIABILIDADE DO SISTEMAS VIÁRIO

Referente a Certidão de Viabilidade do Sistema Viário.

Diretrizes Urbanísticas - Edificações

Processo de emissão de diretrizes urbanísticas visando orientar a melhor adequação urbana para futuros empreendimentos. Verifique os casos onde aplica-se o procedimento de emissão de Diretrizes Urbanísticas - DIURB (Portaria Nº 6/IPUFGAB/2021)

Diretrizes Urbanísticas - Parcelamento do Solo

Processo de emissão de diretrizes urbanísticas visando orientar futuros empreendimentos da melhor adequação urbana para parcelamento do solo.

ESTAÇÕES DE RÁDIO BASE TIPO GREENFIELD (EIV/ESI/EEL)

Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), Estudo Simplificado de Impacto (ESI) e Estudo Específico de Localização (EEL) relacionados aos processos de aprovação e regularização de Estações de Rádio Base (ERB) tipo greenfield, ou seja, instaladas em estruturas específicas para telecomunicações, tais como as torres, no município de Florianópolis. O instrumento é regulamentado pela Instrução Normativa IPUF no. 001/2020

ESTAÇÕES DE RÁDIO BASE TIPO ROOFTOP OU STREET LEVEL (EIV/ESI/EEL)

Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), Estudo Simplificado de Impacto (ESI) e Estudo Específico de Localização (EEL) relacionados aos processos de aprovação e Regularização de Estações de Rádio Base (ERB) tipo rooftop e street level no município de Florianópolis.   Tipo rooftop : instaladas em topos (cobertura), beirais e fachadas de edificações pré-existentes. Tipo street level : instaladas no mobiliário urbano, tais como em postes de iluminação (os chamados biosites), ou nos casos de sites de operação móvel e transitória (os chamados small cells).   O instrumento é regulamentado pela Instrução Normativa IPUF no. 001/2020

Estudo Simplificado de Impacto (ESI/EEL)

O Estudo Simplificado de Impacto e o Estudo Específico de Localização são instrumentos urbanísticos que têm por objetivo analisar os impactos relativos a aspectos urbanísticos de inserção de empreendimentos. Eles estão descritos no Art 282 e no anexo F02 - Tabela de Adequação de Usos. A regulamentação e o Termo de referência para a elaboração do estudo estão no Decreto 13349/2014.