FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

16/08/2016 - Meio Ambiente
Ação na praça XV terá pesquisa arbórea
Na quinta-feira, a Diretoria de Gestão Ambiental dará inicio às ações preventivas

foto/divulgação: Divulgação Floram

Diretor Geral Antônio Carlos Simas debate com a engenheira agrônoma Carolina Custódio Amorim a ação na Praça XV de Novembro.

Há  cerca de dois anos, a Diretoria de Gestão Ambiental da Floram trabalha em um levantamento florístico dos componentes arbóreos da praça XV de Novembro. O diretor geral Antônio Carlos Simas informa que “em 2015 foi realizada vistoria na praça, a fim de verificar a necessidade de manejo nos diversos exemplares arbóreos existentes".


A análise preliminar, à época, apontou a existência de diversos problemas na arborização e evidenciou a necessidade de um estudo mais detalhado para determinar as ações a serem implementadas no local”, completou.

 

A praça XV de Novembro possui uma área de aproximadamente 9.000 metros quadrados e encontra-se densamente vegetada com árvores, arbustos e herbáceas de diversas espécies. De acordo com dados do arquivo da Floram, o logradouro foi arborizado no Século XIX.

 

Para a engenheira-agrônoma Carolina Custódio Amorim, “a maior parte dos exemplares arbóreos e arbustivos encontra-se em boas condições morfofisiológicas e fitossanitárias, mas precisam de manutenção, como a remoção de ramos secos e podres, ramos mal posicionados e ramos em conflito com as edificações do entorno”.

 

Segundo ela, muitos exemplares arbóreos, embora sadios, estão localizados em local inadequado, geralmente sob a copa de outras árvores com crescimento já consolidado, tendo seu desenvolvimento prejudicado pela competição por espaço, nutrientes e luz solar.

 

O superintendente da Floram, Volnei Carlin, afirma que “a ação terá por fim o corte de árvores que estão comprometidas, a poda de galhos e o manejo da vegetação arbórea, o que tornará a praça XV mais segura para o transeunte que por ali circula”.