FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

19/04/2010 - Meio Ambiente
Dia do índio é comemorado no Parque Ecológico do Córrego Grande
Crianças de diversas escolas municipais, ongs e comunidade dos arredores do Parque Ecológico do Córrego Grande participaram do evento.

foto/divulgação: Jorge Pires

Evento aconteceu no periodo matutino e atraiu bom público.

 

O diretor superintendente da Floram, Gerson Basso fez questão de comparecer na manha desta segunda-feira (19) ao Parque Ecológico do Córrego Grande para conferir de perto as apresentações em comemoração ao Dia do índio. A organização agrupou cerca de 40 índios de duas tribos Guarani (Reserva indígena do Morro dos Cavalos e Maciambu) para receber cerca de 100 crianças de escolas municipais que prestigiaram o encontro.

 

Segundo a bióloga Sayonara Amaral, para lembrar o Dia do Índio, um trecho do Parque, foi todo modificado, ganhando visual de uma tribo de verdade. “É muito importante colocar um ambiente parecido com o que eles têm em sua rotina diária, assim se sentem em casa”.

 

Representantes indígenas mirins, ao lado de seus familiares se reuniram no parque, dançaram, participaram de caminhada, palestras e artesanato.

 

“Essa confraternização é para mostrarmos nossa gratidão ao excelente trabalho que faz o índio preservando toda área ambiental do Morro dos Cavalos e do Maciambú. Onde tem índio, não há especulação imobiliária e ocupação irregular de terra”, disse Gerson Basso.

 

Segundo dados da Fundação Nacional dos Índios (Funai), perto de 500 mil índios vivem atualmente no Brasil.