FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

07/05/2010 - Meio Ambiente
Floram divulga plantio de 2500 mudas no Parque da Lagoa do Peri
Esta ação visa o atendimento da necessidade atual de espaços ecologicamente responsáveis e equilibrados para o incremento da qualidade de vida da população urbana.

foto/divulgação: Jorge Pires

Funcionários da Floram terminam plantio dentro do Parque da Lagoa do Peri.

 

O Departamento de Unidades de Conservação da Floram comemora o plantio de 2.500 mudas de árvores nativas da mata atlântica no Parque Municipal da Lagoa do Peri.

 

O plantio está inserido no Programa de Reabilitação de Ambientes degradados em Unidades de Conservação, que além do plantio das espécies nativas realiza a retirada das espécies exóticas invasoras.

 

Segundo o diretor superintendente Gérson Basso, as espécies exóticas invasoras estão presentes em mais de 100 unidades de conservação do Brasil. "Elas formam a segunda causa de redução da biodiversidade no mundo, atrás apenas da perda de habitats por intervenção humana".

 

Tomam conta do do espaço, da água e dos alimentos das espécies nativas, numa competição pérfida, silenciosa e sem fronteiras.

 

Pra quem não sabe, explica Basso, as espécies exóticas invasoras são organismos (fungos, plantas e animais, assim como seres vivos microscópicos) que se encontram fora da sua área natural de distribuição, por dispersão acidental ou intencional.

 

É através do processo denominado contaminação biológica,que se naturalizam e passam a alterar o funcionamento dos ecossistemas nativos.