FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

11/11/2016 - Meio Ambiente
Parque da Luz passa por limpeza
Ação envolve poda, varrição e capina.

foto/divulgação: Divulgação Floram

Quinhentos quilos de material foram recolhidos na ação de limpeza.

A agenda de limpeza pública das Praças e Parques segue por todo o município de Florianópolis, tendo em vista a chegada da temporada de verão. Nesta sexta-feira (11) o Parque da Luz recebeu a equipe de poda, capina e varrição do Departamento de Praças e Arborização Pública. O Departamento atua na limpeza de praças, parques, rótulas e canteiros de avenidas. 

 

“Foi realizada a coleta de todo tipo de lixo deixado por visitantes nos arredores do Parque, feita a capina, varrição de folhas e poda de galhos que estavam invadindo o espaço de outras espécies arbóreas”, informa o diretor superintendente da Floram, Volnei Carlin.

 

Também está sendo feito um inventário arbóreo do Parque da Luz. O objetivo é obter, por meio da pesquisa, conhecimentos que auxiliem a conservação e o manejo sustentável das espécies. A pesquisa é monitorada pela Diretoria de Gestão Ambiental e Associação Amigos do Parque da Luz.

 

O trabalho não terá custos para a gestão municipal. A pesquisa foi contratada por meio de um termo de compensação ambiental.  A empresa terá que fazer o cadastro e diagnóstico das árvores.

 

A bióloga Juliane Pinho, 36 anos, moradora da vizinhança do parque, percebeu a pesquisa em suas caminhadas costumeiras com a cachorrinha Bebel. “Notei que estavam catalogando as árvores, numerando cada exemplar arbóreo, assim a Fundação terá subsídios para estudos de manejo, conservação e de estabelecimento do que deve ficar e ser transplantado”, enfatizou.