FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

22/06/2010 - Meio Ambiente
Seminário interno da Floram define metas
Diretor Superintendente da Floram Gerson Basso fez questão de ficar durante 10 horas sentado ouvindo o que tinha pra dizer as diretorias e chefias de departamento da Fundação Municipal de Meio Ambiente.

foto/divulgação: Jorge Pires

Diretor Superintendente da Floram,engenheiro Gerson Basso sentado à direita na primeira fila, ouviu do começo ao fim as reivindicações dos diretores e chefes de departamento.

Após 10 horas de intensa programação encerrou-se o II Seminário Interno da Floram. Passaram pelo auditório da Secretaria de Educação, localizado na Rua Ferreira Lima, Centro, cerca de 200 profissionais, entre convidados e funcionários do órgão.

 

Secretario de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, engenheiro José Carlos Rauen esteve no local e destacou o Licenciamento Pleno, no qual a Floram poderá gerir suas contas com orçamento próprio. “Acredito que muita coisa mudou nestes 13 meses que o Gerson Basso assumiu o compromisso de administrar a pasta de meio ambiente. A aprovação do Licenciamento Pleno foi uma vitória que têm que ser creditada a ele e ao prefeito Dário Berger”, concluiu.

 

O diretor de Gestão Ambiental Marco Aurélio Abreu fez uso da palavra para solicitar a realização de concurso público para contratação de técnicos de nível superior e pedir a troca de automóveis da frota que atende Educação Ambiental e Departamento de Praças e Arborização Pública. A área que comanda necessita de um engenheiro agrônomo e de um biólogo.

 

Basso respondeu lembrando que quando assumiu a Floram era de entendimento dele e do chefe do executivo municipal a necessidade de abertura de concurso. “Como as prioridades vão se alternado em razão de questões urgentes, o orçamento precisa ser reorganizado, e o concurso acaba sendo colocado de lado, mas antes de 2011 sai do papel com certeza. Sobre o transporte da Educação Ambiental já está resolvido, nos próximos dias chega ao Parque do Córrego Grande uma Kombi nova. Por outro lado, não temos orçamento para reformular a frota de caminhões no momento, mas é uma das prioridades. E tudo tem que ser feito com cautela, para que o caixa da Floram não fique no vermelho”, afirmou.

 

Marco Abreu salientou que Florianópolis é objeto de desejo pela sua qualidade de vida, riquezas naturais, econômico e cultural, fora sua colonização açoriana que chama atenção de turistas de várias partes do mundo que desembarcam em nosso território.

 

Para o diretor de fiscalização Bruno Palha que saiu de Belém do Pará em 1987 para ser aprovado em concurso público na Prefeitura de Florianópolis, a Floram quando criada há 15 anos atendia à demanda somente na sede localizada dentro do Parque da Lagoa do Peri. “Hoje temos muitas responsabilidades. A cobrança do Ministério Público Estadual e Federal é grande, não podemos deixar de tomar uma decisão, caso contrario respondemos por crime de responsabilidade”, ressaltou.

 

Chefe do departamento jurídico, o advogado Kaio Pires apresentou o número de 368 ações tramitando na justiça. “Temos ainda 400 processos administrativos para análise, toda defesa dos autos é feita em 20 dias”.

 

Assessora da Secretaria de Educação, Sueli Amália de Andrade foi aplaudida de pé pela palestra intitulada “A partir de mim para o ambiente”. Sueli destacou que o ser humano precisa de paz consigo mesmo. “Sou diferente de você, penso diferente de você, mas respeito você”, expôs. Para ela, toda mudança começa no próprio ser. “Só eu posso mudar eu mesma”.