FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

29/06/2010 - Meio Ambiente
Equipe de fiscalização da Floram retira tubulação irregular
Fiscais encontram no local comprador que não sabia da existência de curso d´água e que obra corria contra a lei ambiental.

foto/divulgação: Jorge Pires

A fotografia  mostra um ambiente urbano evidenciando a prática irregular.

 

 

Funcionários da equipe de Fiscalização Ambiental da Floram fizeram a retirada de manilhas que canalizavam um curso d´agua na Servidão Caminho da Lagoa no Rio vermelho. O infrator não foi encontrado.

 

Cerca de 4 metros de tubulação tinham sido colocados a revelia do poder público. Detalhe; o terreno estava sendo comercializado por R$ 20 mil reais. O comprador estava no local no momento da ação da Floram.

 

Para o diretor superintendente Gerson Basso, práticas deste tipo só agravam os problemas ambientais, sociais, econômicos e estéticos. “A cidade tem perda de recarga de aqüíferos, sem falar da qualidade da água, do desmatamento, inundações, perda de estabilidade geomorfológica e de áreas potenciais para recreação, impactos sobre a fauna”, alerta.

 

As atividades em planejamento urbano em Florianópolis não são diferentes de outras grandes metrópoles e estão voltadas à criação de mapas de legislação ambiental, elaborados a parir de leis municipais, estaduais e federais, como forma de estabelecer estratégias de desenvolvimento urbano menos agressivas ao ambiente.

 

Neste contexto, fora as denúncias que chegam a Floram através da ouvidoria e do Pró-Cidadão, os Sistemas de Informações Geográficas (SIGs) e as fotografias aéreas têm sido ferramentas fundamentais às atividades em planejamento.