FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

05/07/2010 - Meio Ambiente
Especulação imobiliária é uma das causas de desmatamento diz Basso
Os países em desenvolvimento com áreas de florestas terão acesso a US$ 4 bilhões em financiamentos, até 2012, para evitar o desmatamento e recuperar áreas devastadas.

foto/divulgação: Editora Horizonte

Ilha do Campeche - Uma das maiores preocupações da Floram na gestão de Gerson Basso em razão do problema de desmatamento.

 

No mês de maio aconteceu a Conferência de Oslo sobre Clima e Florestas, organizada pelo governo norueguês na seqüência do compromisso assumido na COP-15, em Copenhague.

 

O diretor superintendente da Floram Gerson Basso faz questão de lembrar que os países em desenvolvimento com áreas de florestas terão acesso a US$ 4 bilhões em financiamentos, até 2012, para evitar o desmatamento e recuperar áreas devastadas."Vamos cobrar atitudes da Ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira para que a cidade de Florianópolis seja também beneficiada, para que se invista no cuidado com as nossas belezas naturais",ressalta.

 

 Representantes de 50 países, na época,lembra o superintendente, assumiram o compromisso em aumentar os recursos do fundo, lançado em dezembro durante a COP 15.

 

Foi decidido aumentar o apoio financeiro após 2012 se os emergentes alcançarem reduções significativas de emissões de gases-estufa pelo combate ao desmatamento.

 

"No que tange a responsabilidade ao nosso município, o objetivo maior é barrar o desmatamento em nossa cidade e ele acontece em razão da especulação imobiliária",encerra Basso.