FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

26/06/2021 - Meio Ambiente
Prefeitura faz nova operação contra poluição sonora no Centro da cidade
Juntamente com agentes da GMF e Polícia Militar, fiscais da Floram aplicaram 17 notificações e três multas

foto/divulgação: Floram / PMF

Combate à poluição sonora na noite desta sexta-feira

 

Mais um final de semana se inicia, e mais uma vez a equipe de fiscalização da Prefeitura está nas ruas para combater a poluição sonora na capital. Na noite desta sexta-feira (25), a equipe do Departamento de controle de emissões sonoras da Floram, em conjunto com a Guarda Municipal e a Polícia Militar de Santa Catarina fiscalizaram o Centro da Capital.


A operação terminou com 17 notificações e três multas aplicadas, na Região do Centro Leste da cidade, e também em Capoeiras.

Para atuar, os fiscais usam um decibelímetro (sonômetro) para identificar níveis de ruídos acima do permitido. Nesta sexta, um dos autos de infração foi para um Food Park que estava com o som a 78 decibéis, e uma das notificações para uma outra pessoa que estava com uma caixa de som ligada em alto volume no meio da rua Anita Garibaldi. 


"a fiscalização continuará atuando para coibir a poluição sonora e conscientizar tanto donos de estabelecimentos quanto a população em geral de que existem regras para o uso de som e que os limites previstos em lei devem ser respeitados para que tenhamos um ambiente em que tanto as pessoas que pretendem se divertir quanto as que pretendem descansar consigam conviver de forma harmônica", explica o Chefe do Departamento de Controle de Emissões Sonoras, Dario Souza da Silva. 


O nível de decibéis permitidos varia de acordo com o zoneamento. Nesta área, o limite noturno é de 55dB. As multas são para estabelecimentos que apresentem reincidência na irregularidade. Nos demais casos, os autos simples de infração notificam por escrito orientando o estabelecimento sobre a impossibilidade de utilizar qualquer fonte sonora até regularizar o projeto de acústica do local.


A população pode continuar contribuindo com a fiscalização, denunciando por meio dos canais oficiais. Pode ser via email do setor responsável: ouvidoria.floram@pmf.sc.gov.br ou pelo link http://bit.ly/denunciapoluicaosonora, onde constam as orientações e formulário.