FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

30/09/2010 - Meio Ambiente
Degradação Florestal será discutida através de tele-conferência
Estados da federação tem participação no grupo de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal,em Brasília.

foto/divulgação: Crédito - Greenpeace

Foto do Greenpeace alerta para os cuidados com nossas florestas.

Jornalista Carlos Américo da assessoria de comunicação do Ministério do Meio Ambiente postou matéria no portal do órgão sobre a segunda reunião do grupo de trabalho REDD+ (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal, incluindo conservação florestal, manejo florestal sustentável e aumento de estoque de carbono florestal).

 

Para o diretor superintendente da Floram Gerson Basso o grupo criado na capital federal só tem a crescer em razão que entre agosto de 2008 e julho de 2009 foram desmatados 7.008 km2 de floresta no país."Temos que abrir os olhos, pois no calar da noite há muita gente trabalhando para faturar dentro de nossas florestas".

 

Em relação ao grupo Carlos Américo destaca que o REDD+ foi criado com o intuito de reduzir as emissões provenientes de degradação florestal e, com isso, compensar financeiramente a manutenção da floresta em pé.

 

Informa que compõem os subgrupos de trabalho membros dos governos federal e estaduais e da sociedade civil com atuação no tema, dentre estes, representantes dos povos indígenas e comunidades tradicionais, organizações não-governamentais, setor empresarial e academia. Os debates também ocorrem virtualmente, com o compartilhamento de arquivos e teleconferências.

 

Dia 20 de outubro, em Brasília ocorre a próxima reunião de seguimento ao que foi colocado na primeira.