FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

01/10/2010 - Meio Ambiente
Extinção de plantas no mundo assusta ambientalistas
Greenpeace Brasil informa dados assustadores descobertos através de uma Pesquisa inglesa tratando da extinção de inúmeras plantas.

foto/divulgação: Jorge Pires

Plantas estão sob ameaça de extinção.

 

Segundo o Greenpeace Brasil os dados coletados são relevantes e de assustar o mais desinformado dos mortais. A pesquisa levou o tempo de cinco anos e o estudo foi conduzido por pesquisadores do Jardim Botânico Real, na Inglaterra.

 

A conclusão não é nada animadora. A resposta é que mais de um quinto das espécies de plantas do mundo estão hoje sob ameaça de extinção. O Greenpeace comunica que foram usados os arquivos do Jardim Botânico e do Museu de História Natural de Londres, que juntos reúnem cerca de 13 milhões de espécies. E mais, dados da organização União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

 

"Extinção de plantas no planeta é o tema que precisa ser discutido em toda administração púlica deste país. Aqui estamos fazendo nossa parte através da recuperação das áreas degradadas", afirma o diretor superintendente Gerson Basso.

 

Detalhe, a ação do homem sobre a agricultura e desmatamentos é a principal causa de ameaças a mais de 380 mil espécies do mundo, com impressionantes 81%, contra 19% de responsabilidade de causas ditas naturais. Florestas tropicais estão no topo das mais ameaçadas.

 

Uma solução é urgente. Em razão disso governantes de 193 países estarão reunidos em Nagoya (Japão) para a 10ª Conferência das Partes da Organização das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica.

 

 

Dados desta matéria coletados - Greenpeace Brasil