FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

01/10/2010 - Meio Ambiente
Aprovação em Brasília do Código Florestal preocupa Gerson Basso
A discussão do CF continua no Congresso após aprovado no mês de agosto pela comissão especial na Câmara dos Deputados. O projeto define a nova lei ambiental brasileira.

foto/divulgação: Jorge Pires

Diretor superintendente da Floram, engenheiro Gerson Basso alerta para o aumento do desmatamento caso novo Código Florestal seja aprovado no Congresso Nacional.

 

Diretor superintendente da Floram, engenheiro Gerson Basso acompanha de perto o longo caminho legislativo. O Código Florestal precisa ainda ser aprovado pelo plenário da Câmara, em seguida do Senado e novamente da Câmara para ser sancionado pelo presidente.

 

Para Gerson Basso, pesquisadores de diversas áreas ambientais estão certos em manifestarem-se contra a derrubada do Código Florestal atual em prevalência deste segundo de iniciativa do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP. “Os cientistas alertam para os impactos na fauna brasileira, pois vamos ter a redução e até extinção de algumas espécies”

 

Um dos pontos críticos é a redução das áreas de proteção permanente (APPs). O texto aprovado na comissão prevê a redução de 30 m para 15 m das APPs nas margens dos riachos - com até 5 m de largura-, que compõem 90% da malha hidrográfica nacional.