FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

05/10/2010 - Meio Ambiente
Floram executa oito notificações na comunidade da Barra da Lagoa
Equipe da Floram atende pedido de moradores da Barra da Lagoa e notifica munícipes que estão levantando obra sem as autorizações necessárias.

foto/divulgação: Jorge Pires

Equipe de reportagem do Jornal do Almoço esteve na Barra da Lagoa acompanhando o trabalho de fiscalização da Floram.

 

Operação da Floram em toda faixa de areia da Barra da Lagoa fez com que a equipe de fiscalização da Floram autuasse oito proprietários de construções em Área de Marinha. Cinco em razão de construção de deck e três por levantarem muros de contenção.

 

Para o diretor superintendente Gerson Basso algumas obras irão se transformar em futuras demolições. “São decks, casas, pousadas e restaurantes sendo levantados em área irregular não só na Barra da Lagoa que nos próximos meses irão ser demolidos. Ou o poder público faz sua parte ou a natureza o fará em breve de forma catastrófica”.

 

A Floram possui cerca de 43 fiscais para tomar conta das Áreas de Preservação de Florianópolis. “A equipe é pequena, mas conseguimos dar conta de fiscalizar, pois a população também faz sua parte telefonando para o 3234-8483 e enviando e-mails através do Pró-Cidadão”, responde o diretor de fiscalização Bruno Palha.

 

Para o gerente de fiscalização Marcelo Ferreira foi um telefonema anônimo que levou a fiscalização até o local.”Segundo o denunciante isso aqui está se transformando em terra de ninguém, porém organizamos a situação”. Houve casos de resistência a presença dos fiscais e da imprensa. Um repórter cinematográfico e um fotógrafo foram intimidados há encerrarem seus trabalhos. A Policia Militar foi chamada e os ânimos se acalmaram. “O mais importante é o diálogo, caso não resulte num acordo, efetuamos a demolição”, termina Basso.