FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

08/10/2010 - Meio Ambiente
Crianças aplaudem projeto Chico & Benta no Hospital Universitário
Biolóloga Sayonara Amaral da Floram e o funcionário da Comcap Valdinei Marques são os personagens do Projeto Chico & Benta vão pescar, que levou alegria a ala pediátrica do Hospital Universitário.

foto/divulgação: Jorge Pires

Crianças internadas na ala pediátrica do Hopsital Universitário ficaram felizes e aplaudiram a apresentação do Projeto \

A Fundação Municipal de Meio Ambiente – (Floram), em comemoração ao Dia das Crianças, deu inicio na tarde desta sexta-feira no Hospital Universitário (HU), a apresentação do Projeto “Chico & Benta vão pescar”.

 

 

O Projeto existe desde o inicio desde 2009. É uma parceria entre Floram e Comcap. Os funcionários Valdinei Marques (Comcap) e Sayonara Amaral (Floram) interpretam os persosagens  Chico & Benta. "A Benta era rendeira e deixou de fazer renda e passa a sair com Chico para conscientizar as crianças sobre os problemas do lixo no mar",diz a bióloga.

 

 

Cerca de 60 crianças puderam conferir a apresentação em seus quartos, pois o projeto é itinerante. De acordo com Sayonara a principal função deste projeto é conscientizar os pequenos. “Todos receberam informações sobre os malefícios do lixo lançado ao mar, em especial o plástico, que são mortais aos animais marinhos, pois ao alimentarem-se acabam asfixiados".

 

Segundo o técnico sanitarista carioca Pedro Pomin, o Brasil produz aproximadamente 240 mil toneladas de lixo por dia, número inferior ao dos EUA (607 t/dia), mas bem superior ao de países como a Alemanha (85 t/dia) e a Suécia (10,4 t/dia). “Dentre os resíduos sólidos (lixo) produzidos no país, 76% são jogados nos lixões (amontoados de lixo num terreno, sem nenhum tipo de tratamento) e outros 13% nos chamados “aterros controlados”. Apenas 10% do total coletado têm como destino final os aterros sanitários. A disposição inadequada do lixo em áreas consideradas impróprias provoca a poluição do solo, água e ar”.