FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

29/10/2010 - Meio Ambiente
Bosque de Frutíferas de Canasvieiras recebe 68 mudas
A finalidade do bosque é de conscientizar as pessoas para a necessidade e a importância de plantar e cuidar de árvores frutíferas.

foto/divulgação: http://www.vilamada.com.br/imagens/arvores/pitanga.jpg

A pitanga, pertence à família botânica das Myrtaceae. O seu nome vem da palavra tupi, "pyrang", que significa "vermelha". 

 

Biólogo Luiz Pazini Figueiredo comandou a ação, depois de levar um certo tempo  pesquisando e  desenvolvendo meios para o plantio de 68 mudas, dentre elas: Araça, Grumixama, Sete Capotes, Sibipiruna, Palmeira Gerivá, Pitanga e Aroeira Mansa.

 

O resultado já pode ser notado nas proximidades. Moradores e turistas visitam o local para registrar a beleza das arvores nativas existentes. “Este tipo de trabalho protege a fauna e flora, onde todos os seres vivos são beneficiados”, relata o biólogo Luiz Pazini Figueiredo.

 

O bosque implantado na Rua Heitor Bittencourt em Canasvieiras faz parte do projeto do atual diretor superintendente da Floram Gerson Basso. “Muitas das capitais do mundo derrubaram milhares de espécies de árvores nativas, isso não tem mais volta. A morte de uma árvore é uma perda de grande relevância em razão do excesso de degradação. Extinção é para sempre no ambiente natural”, destaca.