FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

22/11/2010 - Meio Ambiente
Operação para retirada das algas da Lagoa tem inicio nesta terça-feira
Alguns métodos de controle de algas são simplesmente um problema de "limpeza". Se as algas mortas não forem retiradas do substrato, os sedimentos e a decomposição da matéria orgânica produzirão um ou mais nutrientes para as demais algas.

foto/divulgação: AlgasWordpress

Operação de retiradas das algas mortas da Lagoa envolverá Floram e Comcap.  Crédito da foto - algas.wordpress

As algas mortas da Lagoa da Conceição vão ser retiradas. Amanhã de tarde, funcionários do Departamento de Praças e Arborização Pública (Floram) estarão na Lagoa da Conceição fazendo o planejamento da ação de retirada das algas mortas. A ação será comandada pelo biólogo Luiz Pazini Figueiredo, às 15h30 na altura da Rua Osni Ortiga. Na quarta,  ocorre a ação de retirada envolvendo Floram e Comcap.

 

Tudo se deu em razão que o vento e a maré fizeram as algas se acumularem nas areias, agravando o mau cheiro causado pela decomposição do material orgânico. A limpeza deve terminar no máximo em 10 dias.

 

Segundo o diretor de fiscalização Bruno Palha o mau cheiro causado pelas algas em decomposição é o maior problema. “Moradores e turistas não sabem do que se trata na maioria das vezes, pois as algas se acumulam junto com o esgoto despejado irregularmente muitas das vezes, causando mal estar entre os transeuntes que por lá passam”. 

 


O diretor superintendente Gerson Basso diz que devido a fiscalização semanal e o trabalho de manutenção muita coisa tem-se resolvido a contento.