FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

08/12/2009 - Meio Ambiente
Acesso à Capital pela Via Expressa está mais florido
Cerca de 1840 azaléias estão sendo plantadas na Via Expressa (BR-282).Estão sendo preenchidos 20 vãos entre os postes da rede elétrica.

foto/divulgação: Jorge Pires

Plantio de 1840 azaléias na Via Expressa (BR-282)

Atendendo determinação do Diretor Superintendente, Engenheiro Gerson Basso, funcionários da Floram vem executando o plantio de 1840 azaléias na Via Expressa (BR-282). Estão sendo preenchidos 20 vãos entre os postes da rede elétrica. O preparo das covas e a orientação do plantio das mesmas vêm sendo realizado em conjunto com o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte.

Alguns benefícios do plantio de árvores em ambientes urbanos:

* aumento da umidade relativa do ar – o ar excessivamente seco é uma das maiores causas de problemas respiratórios, além de problemas de pele. O ar seco favorece a permanência da poeira no ar, além de secar as vias respiratórias, prejudicando pessoas com alergias. A evaporação da água da superfície das folhas aumenta a umidade relativa do ar no local onde ela se situa, o que pode ser muito benéfico.

* atenuação sonora – Há uma redução das ondas sonoras, causada pelas folhas das árvores.

* redução do sol direto – o sol forte é tomado como um dos grandes problemas da maioria das ruas brasileiras, tornando pouco cômodo o passeio em ruas, que chegam a temperaturas e desconfortos insuportáveis na ausência de árvores.

* maior conforto térmico – Há uma regulação térmica das altas temperaturas. Isso se deve ao calor latente necessário para a evaporação da água da superfície das folhas.