Secretaria Municipal de Saúde

08/04/2010 - Saúde
Vereadores visitam Unidades de Saúde do sul da Ilha
Atividade fez parte do projeto Câmara na Comunidade que está percorrendo todas as regiões do município.

foto/divulgação:

 

 

O secretário da Saúde de Florianópolis, João Candido da Silva, e o adjunto da pasta, Clécio Espezim, acompanharam nesta quarta-feira os membros do legislativo municipal dentro do projeto Câmara na Comunidade. Em sua quarta etapa a ação percorreu a região sul da capital, visitando além das Unidades de Saúde escolas e outras obras da Prefeitura. O objetivo é conhecer de perto a realidade e colher dos profissionais e da população informações e reivindicações.

 

Na área da saúde a primeira parada foi na UPA e na Policlínica Sul. Lá os vereadores puderam conhecer um pouco mais do trabalho que vem sendo realizado nestas duas unidades. Somente na Unidade de Pronto Atendimento, desde sua inauguração em setembro de 2008, foram realizadas mais de 134 mil consultas. Destas, 123.500 em medicina e 10.500 em odontologia. Deste total, apenas 1,43 por cento precisaram ser transferidos para outros locais. Este percentual indica um índice de resolutividade da ordem de 98,57 por cento. “Como morador desta região eu sou uma testemunha tanto da qualidade do atendimento quanto da importância da UPA para o sul da Ilha”, declarou o vereador Celso Sandrini durante a visita.

 

Ainda pela manhã a comitiva esteve no Centro de Saúde da Armação. A unidade, que hoje atende em uma bem montada estrutura com 525 metros quadrados, funcionou até 2006 em uma casa com menos de 163 metros quadrados. Em seguida a comitiva visitou o Centro de Saúde do Pântano do Sul, onde foi informada que ainda este ano devem iniciar as obras de construção do novo prédio com uma área cerca de três vezes maior que a atual. “Quem vê este prédio acanhado não imagina o tamanho do coração que pulsa aqui dentro”, destacou o presidente do legislativo, vereador Gean Loureiro, após ouvir o relato das atividades ali desenvolvidas pelos profissionais da Saúde.

 

Já no período da tarde quem recebeu a visita do projeto Câmara na Comunidade foi o Centro de Saúde da Caieira da Barra do Sul. A unidade, que funcionou até 2008 em uma área de apenas 59 metros quadrados, está hoje instalada em um prédio com mais de 150 metros quadrados. Em virtude do horário, e das longas distâncias daquela região, a comissão organizadora decidiu cancelar a visita que estava prevista ao Centro de Saúde da Alto Ribeirão.

 

A noite, coma presença da comunidade, foi realizada no salão do Centro Comunitário da Fazenda do Rio Tavares uma audiência pública coma participação de todos os vereadores. O secretário adjunto da Saúde, Clécio Espezim, participou do evento representando a pasta. “Dentro do que pudemos ouvir dos vereadores e da população é muito bom o conceito que nossas unidades e profissionais tem no sul da Ilha”, observou ele.  

 


galeria de imagens