Secretaria Municipal de Saúde

02/10/2015 - Saúde
Outubro Rosa: atividades nos centros de saúde
Objetivo dos eventos é conscientizar sobre importância da detecção precoce do câncer de mama

foto/divulgação: AMUCC

Unidades de saúde preparam programação especial alusiva ao Outubro Rosa

Todos os centros de saúde de Florianópolis estão envolvidos no Outubro Rosa, movimento que objetiva dar visibilidade à luta contra o câncer de mama, destacando a importância do diagnóstico precoce, acesso imediato e de qualidade ao tratamento. O nome da campanha remete à cor do laço rosa que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.


O câncer de mama é o que mais acomete as mulheres em todo o mundo. Segundo o INCA, no Brasil, são esperados para 2015 cerca de 57.120 casos novos dessa neoplasia, o que representa 21% de todos os tipos de câncer diagnostico em mulheres. A marca principal do Outubro Rosa é a iluminação de monumentos históricos com a cor rosa.


Em Florianópolis, ganharam a cor rosa as pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Salles, figueira da Praça XV de Novembro, Lago das Bandeiras, monumento Sesquicentenário, além de outros estabelecimentos comerciais que aderiram ao movimento.


Em 2015, a Secretaria de Saúde, através do Programa Saúde da Mulher, como em anos anteriores, assume a costumeira parceria com a AMUCC – Associação Brasileira de Portadores de Câncer, organizadora do movimento Outubro Rosa na Capital. A exemplo de anos anteriores foi organizada na agenda da AMUCC a IV Capacitação de Agentes Comunitários de Saúde para o Movimento Outubro Rosa, realizada no último dia 17, para que no decorrer da Campanha Outubro Rosa a linguagem utilizada à população seja comum e de fácil compreensão.


Cerca de 370 agentes de saúde comunitários de sete cidades da Grande Florianópolis compareceram, lotando o auditório da Assembleia Legislativa. Este foi o primeiro evento oficial do Outubro Rosa 2015. Até o dia 31 os centros de saúde distribuirão materiais informativos sobre diagnóstico precoce do câncer de mama e colo de útero e terão as agendas abertas para marcação de exame clínico da mama, preventivo e mamografias.


Em Florianópolis, atualmente, todos os encaminhamentos para exames de mamografia ou ultrassonografia de mamas de urgência são feitos dentro de um prazo de 30 dias. Os casos não considerados urgentes são agendados em, no máximo, 60 dias para mamografia. A biópsia de mama está sem fila de espera, ou seja, é agendada em até 30 dias para todos os casos. Já a ultrassonografia de mamas, quando não urgente, tem uma fila de espera de cerca de um ano.


Confira, no anexo, a programação em cada centro de saúde da Capital.